Se o consumidor já está dentro de sua loja, agora, como dizem os americanos, "it's show time". É a hora de trabalhar pesado nas ações de marketing para surpreender, encantar e conquistar o cliente.
Mantenha o ponto de venda em ordem
Antes de mais nada, é preciso que a casa esteja em ordem. Os produtos
deverão estar dispostos de modo a conduzir à compra. Ou seja, coloque os produtos
ou serviços anunciados nos banners e faixas na fachada (ou mesmo na vitrine,
quando for o caso) em local de fácil visualização.
E, ao lado deles, deixe os produtos que podem ser mais facilmente englobados
em uma venda casada.
Os displays, testeiras, sinalizadores de preços, faixas e folhetos devem
estar alocados em locais estratégicos, criando um ambiente organizado e
convidativo para a visualização e experimentação. É preciso certificar-se
também de que o ponto de venda está abastecido com os produtos divulgados nas
campanhas.
Afinal, nada desmotiva mais um consumidor do que se encantar com um
produto, querer comprá-lo e não conseguir por falta de estoque. E, acima de
tudo, os clientes precisam receber um ótimo atendimento.
Pesquisas revelam que esse é um dos principais fatores de decisão de
compra. Por isso, aposte na força de sua equipe para realizar a venda.
Estimule
sua equipe de vendas
Aqui, o nome do jogo é motivação. Os funcionários precisam estar
preparados para atender bem os clientes e saber comunicar as promoções, as
novidades e até mesmo as qualidades técnicas do produto ou serviço. Tudo para
que, no final, o consumidor efetue a compra.
Programas de capacitação, treinamentos técnicos e motivacionais podem
ajudar a preparar sua equipe. Mas nenhum treinamento adianta se os funcionários
não estiverem empenhados em gerar resultados.
Crie uma campanha de incentivo (também chamada de endomarketing), que
premie o desempenho da equipe. Alie essa campanha a uma ação promocional para
ficar mais fácil medir os resultados e definir o tempo de duração.
Crie
metas
Recomenda-se que, com base no histórico de vendas da equipe, você
estabeleça uma meta de crescimento sobre o aumento das vendas para premiação.
Ao incentivar os colaboradores a oferecerem uma sobremesa de acompanhamento ao
prato, por exemplo, é possível aumentar seu ticket médio e ainda atrair mais
clientes.
Para que a campanha gere resultado, entretanto, é preciso que ela não se
estenda por muito tempo. O ideal é que dure um mês e que os painéis de
resultados sejam divulgados semanalmente ou a cada quinze dias entre os
funcionários, para que não percam o "pique".
Recompense
os vendedores que obtiveram melhores resultados
A premiação pode ser feita em espécie ou em bens. A experiência nos
mostra que é melhor que seja feita em bens, já que uma quantia em dinheiro é
muito fácil de ser precificada e tende a ser menos valorizada do que um prêmio
até mais barato, mas que tenha um valor simbólico maior. Seja como for, o que importa é movimentar a
equipe a ponto de fazer que cada cliente sinta o entusiasmo dos funcionários.
Os empreendedores que seguirem essas e outras práticas que descrevemos
acima, certamente vão ampliar –e muito– as chances de sucesso do seu negócio.
Vale lembrar que, para o sucesso do negócio não existe uma fórmula.
Existem ações que, combinadas, dão certo. Para converter a entrada do
consumidor em venda, alinhe sua equipe, seus produtos e combine com as ações
descritas acima. Isso tudo aumenta, e muito, a chance de sucesso.
"Texto retirado do site : ( www.economia.uol.com.br ), coluna de Filomena Garcia Colunista do UOL.19/03/2013"
"Texto retirado do site : ( www.economia.uol.com.br ), coluna de Filomena Garcia Colunista do UOL.19/03/2013"
Eduardo Faddul
Otima materia e site - https://www.crazesuplementos.com.br/
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