segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Facebook: 25 milhões de usuários no Brasil

O brasileiro Alexandre Hohagen, que em fevereiro foi nomeado vice-presidente do Facebook na América Latina, fez a apresentação oficial da operação nacional da rede social de Mark Zuckerberg. A abertura do escritório, cuja data formal de inauguração é esta quinta-feira, 18, foi marcada pelo anúncio do total de usuários ativos no Brasil, registrados em agosto: 25 milhões. O desempenho é exemplar. Em julho do ano passado, o número era de seis milhões. Ou seja, em 13 meses, o Facebook cresceu mais de três vezes sua base no País.


Globalmente, o Facebook acaba de registrar 750 milhões de usuários, sendo que 50% deles acessam a rede diariamente e 70% são pessoas que vivem fora dos Estados Unidos. Embora não se revele em que posição fica o mercado brasileiro dentre todas as operações internacionais existentes (há escritórios na Alemanha, na Austrália, na Espanha, em Hong Kong e na Índia, para citar alguns), acredita-se que o site tem um grande potencial para avançar no País. “Não fazemos projeções, mas existe muito espaço para crescer”, afirmou o executivo.
Hohagen, ex-vice-presidente do Google para a América Latina, informou que houve um aumento acelerado no primeiro trimestre deste ano. Junto com o crescimento do total de usuários, as ações envolvendo marcas e os projetos comerciais se ampliam também – e o faturamento da empresa no Brasil segue a tendência (mais uma vez, valores ou estimativas não foram revelados).


Em seus cerca de cinco meses no comando da operação, Hohagen fez aproximadamente 30 apresentações para empresas e agências para mostrar o que se pode fazer na mídia social. Como ele ainda está montando a estrutura – o Facebook no Brasil, por exemplo, não conta até o momento com um diretor comercial na novíssima equipe criada –, o vice-presidente chega a discutir com marcas e agências campanhas e ações promocionais viabilizadas pelo site.


Na apresentação feita para comunicar a abertura do escritório em São Paulo, Hohagen fez questão de salientar algumas parcerias (especialmente na telefonia móvel) e cases publicitários de sucesso. Na área mobile, ele destacou o acordo feito com a TIM, pelo qual os usuários podem acessar a rede de qualquer tipo de aparelho via aplicação java. A Oi também fechou com o Facebook um recurso semelhante (com Claro e Nextel, a estratégia da rede social está focada em SMS).


Campanhas e criatividade
Dentre os cases, Hohagen falou da página da Gol Linhas Aéreas, que tinha dois mil fãs e subiu para 200 mil em duas semanas, e a da L´Oréal, que está com mais de 500 mil fãs (o que coloca a marca entre as mais populares no Brasil). Ele comentou também um case da Oral-B, que uniu campanha off-line com uma ação na rede social, e o projeto Doritos Uncut, em que vídeos eram feitos a partir da seleção de histórias contadas pelos usuários (transformadas em storyboards animados). “Há um interesse grande do mercado publicitário. Estamos fazendo acordos e projetos”, acrescentou.


Mais do que anúncios, o Facebook Brasil tem trabalhado para deixar claro ao mercado o poder da mídia social. Não se trata apenas de segmentar, como ressaltou Hohagen. Ou de gerar cliques. O Facebook aposta intensamente em estratégias para engajar o público. “Os profissionais de marketing precisam sair da era das impressões para entrar na das expressões”, comentou. E para isso a rede investe ainda em meios de estimular a criatividade. Para isso, lembrou Hohagen, surgiu o Facebook Studio, no qual agências podem divulgar cases bem-sucedidos.


Por Lena Castellón -  Meio&Mensagem


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário