quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bom processo de venda agrada clientes e evita reclamações



 erro das empresas é achar que a venda termina no instante/pré venda, pós venda marketing


Mesmo que os empreendedores saibam da importância de um cliente satisfeito para o sucesso da empresa, ainda assim muitos acabam cometendo deslizes. "O erro das empresas é achar que a venda termina no instante em que a pessoa recebeu o serviço ou o bem", afirma o professor de marketing da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Cortez Campomar.

Investir em uma pré-venda e em uma venda adequadas é uma boa opção para o empresário se prevenir de futuras reclamações. Isso inclui informar ao máximo o cliente sobre o produto (por meio de publicidade ou de outros materiais) e também passar informações detalhadas e corretas na hora de fechar o negócio. Antes de abrir as portas ao público, o empreendedor deve treinar seus funcionários para que estejam capacitados a resolver um problema ou responder a perguntas.

Veja duas dicas de especialistas para melhorar o processo de pré-vendas, vendas e pós-vendas e evitar reclamações de clientes insatisfeitos.

1. A pré-venda e a venda são os primeiros passos do pós-venda

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Direito de São Paulo Sérgio Shimura aponta a publicidade transparente e de fácil acesso como etapas importantes da pré-venda. "Anúncio tem que ser muito claro. Não pode ser abusivo e muito menos enganoso", diz. Para não cair nessa armadilha, uma dica é ter frases como "para maiores informações, acesse nosso site".

Especialista em projetos interativos na internet há 16 anos, René de Paula Júnior afirma que é muito importante ter uma equipe de vendas bem treinada. "A equipe deve ser muito disciplinada, porque isso acaba voltando para a empresa", afirma.

2. Seja pró-ativo no pós-venda

Após treinar a equipe, investir em atendimento de boa qualidade e produzir uma propaganda transparente, é hora de partir para o pós-venda. "O erro das empresas é achar que a venda termina no instante em que a pessoa recebeu o serviço ou o bem. Eles não ligam para saber se o cliente está bem, mas para oferecer mais alguma coisa", afirma Campomar.

“O interessante na pesquisa é lembrar que os clientes desejam somente comprar o que necessitam e querem que lhe seja entregue o que adquiriu. Algo óbvio, mas em se tratando de Brasil, não parece tanto assim.” Eduardo Faddul – Direct Link Consultoria

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