segunda-feira, 16 de julho de 2012

Redes sociais geram negócios e ampliam elo com clientes

Usar ferramentas digitais é um caminho sem volta para as empresas, segundo profissionais do setor


As empresas ampliam o uso de redes sociais na internet para crescer os negócios. Ferramentas virtuais como Facebook garantem mais possibilidade de vendas do que os próprios sites das companhias.


"Os acessos à rede social crescem entre 10% e 15% por mês, contra 7% de avanço mensal no site da empresa na internet", diz Fábio Russo, 29 anos, que trabalha com marketing digital em uma empresa de Ribeirão Preto do setor de agronegócios.


Além de prospectar negócios, o emprego das redes objetiva uma maior interação com o cliente. A necessidade de se fazer um trabalho mais amplo nesse novo mercado, fez representantes do comércio e da indústria criarem departamentos especializados nas chamadas mídias digitais.


Segundo a profissional de uma agência de publicidade especializada nesse tipo de serviço, Andrea Salles, 22 anos, o trabalho nas redes sociais é mais complexo do que se imagina.


"O trabalho em rede social não envolve apenas a postagem de conteúdos espalhados pela web, mas toda uma ação planejada estrategicamente para atuação, integração, permanência e mensuração de resultados", afirma.


"Temos que conhecer o público que desejamos atingir e trabalhar conteúdos que sejam importantes no seu dia a dia", diz Russo. Ele ressalta que entrar nas redes sociais é uma obrigação das empresas. "Não tem muita opção: se a empresa não entrar, o consumidor da marca pode ir embora", afirma.


Para o professor de Tecnologia da Informação, César Rocha Muniz, embora fundamental, o trabalho em redes sociais exige cuidados. "Como a informação se dissemina muito rapidamente nas redes, na maioria dos casos com participação ativa do consumidor, um passo errado pode provocar estragos grandes", diz.

"Nossa experiência mostrou que linkar a base de funcionários dos clientes com o dia a dia da nossa empresa, amplia o acesso a nossos serviços bem como permite registrar feedbacks e novas oportunidades". Eduardo Faddul


Por:Gabriel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário