segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Indústria: vendas caíram 3,8% no segundo trimestre


O volume de negócios da indústria registou um declínio de 3,8% no segundo trimestre, face ao período homólogo de 2011, acentuando a tendência negativa depois de variações de 0,5% no primeiro trimestre do ano e de -0,5% no quarto trimestre de 2011, revelam dados do INE divulgados esta segunda-feira.

O declínio observado no setor foi determinado por um agravamento na vendas para o mercado interno (-8,0%, depois de -6,7% no primeiro trimestre) e uma acentuada desaceleração no crescimento das exportações, as quais passaram de uma progressão de 11,6, no primeiro trimestre, para uns frágeis 2,5% na variação homóloga do segundo trimestre.

Isolando o mês de junho, as vendas da indústria caíram 3,2%, agudizando a descida observada em maio (-1,1% em valor nominal e a comparar com igual mês de 2011).

Segundo detalha o Instituto Nacional de Estatistica (INE), o índice relativo ao mercado nacional apresentou uma taxa de variação de -8,0% (-6,9% no mês anterior), enquanto o índice das vendas com destino ao mercado externo registou um aumento de 3,9% em junho (7,7% no mês anterior).

Em termos homólogos, o emprego e as horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, diminuíram ambos 4,4%, em junho, enquanto a variação das remunerações se situou em -4,5%.



“Os números da indústria só confirmam a desaceleração. A surpresa fica por conta do número do mercado interno. Mais de 8%, o que demonstra uma situação muito pior do que o mercado externo, de somente 3%. A situação internamente esta se mostrando muito mais volátil do que se imaginava.” Eduardo Faddul

Por: Dinheiro Digital





www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário