terça-feira, 30 de outubro de 2012

5 maneiras de cativar o cliente e vender mais


1.  Abordagem – Aborde o cliente com um sorriso ou um semblante alegre. Dê-lhe um bom dia, boa tarde, boa noite, procure saber o nome dele e passe a chamá-lo pelo nome que ele lhe deu.

2.  Por trás ou pela frente? Jamais aborde o cliente pelas costas. Sempre o surpreenda pela frente. Afinal, você é vendedor e não bandido.

3.  Palavras jogadas ao vento – Não perca tempo com expressões desgastadas e que os clientes não suportam mais, como: “Posso ajudar?” “Você já foi atendido?” “Tá precisando de que?” ”Você precisa de alguma coisa?” Troque todo esse arsenal sucateado por novas armas de conquista e uma delas é, sem dúvida o cumprimento.

4.  Carinho é bom, mas em vendas… – Meu bem, meu amor, querida, anjo, flor, fofa, bacana, doutor, irmão, amigo, colega.,ai! chega a doer nossos ouvidos. Essas expressões muitas vezes soam falsidade e pouco profissionalismo. Chame o cliente pelo nome, é mais fácil, prático e torna o vendedor um ser natural.

5.  Faça perguntas inteligentes – Para descobrir o que o cliente precisa basta perguntar. Porém, tais perguntas precisam ser feitas de maneira natural. O cliente não deverá se sentir ameaçado como se fosse um interrogatório policial. Use perguntas abertas, exemplo: “Qual o tipo de sapato você prefere?” “Que marca você costuma usar?” Faça perguntas fechadas, exemplos: “É para você ou é presente?” “A pessoa para quem está comprando gosta de brincos maiores ou menores?”

"Muito interessante o artigo publicado na CIO, apontando 8 tendências para o CRM em nossas empresas neste ano." Eduardo Faddul

Nenhum comentário:

Postar um comentário