1. Abordagem – Aborde
o cliente com um sorriso ou um semblante alegre. Dê-lhe um bom dia, boa tarde,
boa noite, procure saber o nome dele e passe a chamá-lo pelo nome que ele lhe
deu.
2. Por trás ou pela
frente? Jamais aborde o cliente pelas costas. Sempre o surpreenda pela frente.
Afinal, você é vendedor e não bandido.
3. Palavras jogadas
ao vento – Não perca tempo com expressões desgastadas e que os clientes não
suportam mais, como: “Posso ajudar?” “Você já foi atendido?” “Tá precisando de
que?” ”Você precisa de alguma coisa?” Troque todo esse arsenal sucateado por
novas armas de conquista e uma delas é, sem dúvida o cumprimento.
4. Carinho é bom, mas
em vendas… – Meu bem, meu amor, querida, anjo, flor, fofa, bacana, doutor,
irmão, amigo, colega.,ai! chega a doer nossos ouvidos. Essas expressões muitas
vezes soam falsidade e pouco profissionalismo. Chame o cliente pelo nome, é
mais fácil, prático e torna o vendedor um ser natural.
5. Faça perguntas
inteligentes – Para descobrir o que o cliente precisa basta perguntar. Porém,
tais perguntas precisam ser feitas de maneira natural. O cliente não deverá se
sentir ameaçado como se fosse um interrogatório policial. Use perguntas abertas,
exemplo: “Qual o tipo de sapato você prefere?” “Que marca você costuma usar?”
Faça perguntas fechadas, exemplos: “É para você ou é presente?” “A pessoa para
quem está comprando gosta de brincos maiores ou menores?”
"Muito interessante o artigo publicado na CIO,
apontando 8 tendências para o CRM em nossas empresas neste ano." Eduardo
Faddul
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