segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas para vender mais para a Classe Média ou Classe C (parte 1)

vender para classe média
Começamos aqui uma série de dois textos sobre como aproveitar oportunidades e se organizar para vender mais para a classe média ou classe C. Apesar de não haver uma definição unânime, adotaremos aqui a definição de "classe média" ou "classe C" como aquela que possui renda familiar de 3 a 10 salários mínimos. A renda familiar é a soma dos rendimentos de todas as pessoas de um mesmo domicílio.


Partimos da premissa de que vender para a classe C é diferente de vender para as classes A e B. Existem pontos em comum nas vendas para públicos diferentes, mas preferimos destacar aqui algumas peculiaridades nos hábitos e preferências da classe C, que devem ser levados em consideração pelas empresas que têm ou pretendem ter essa classe como seu público-alvo.

Neste primeiro texto, iremos traçar um perfil da classe média ou classe C, entender seu poder de compra e vislumbrar as perspectivas de crescimento dessa classe no médio prazo. Além disso, abordaremos os hábitos e preferências desse público na hora de realizar as suas compras. Com os fundamentos lançados neste primeiro texto, teremos melhores condições de, no segundo texto, apresentar dicas práticas de como uma Organização pode posicionar a sua estratégia, as suas finanças e a sua gestão de vendas e marketing para alcançar esse público-alvo.

- Um imenso contingente de pessoas querendo comprar

Estima-se que o ano de 2012 termine com cerca de 105 milhões de pessoas na classe média. Enquanto as classes A e B juntas somam menos de 12% da população brasileira, a classe C abrange 54%, devendo superar 60% da população brasileira no ano de 2015, muito em virtude da incorporação de novos setores da classe D (que atualmente representa 31% da população e que deve encolher nos próximos anos). Essa tendência de crescimento da classe média acompanhou o crescimento do PIB de 2003 a 2012, com aumentos entre 3 e 5% ao ano. Nesse período, estima-se que 40 milhões de brasileiros ingressaram na classe média. A classe média só não crescerá mais nos próximos anos porque se supõe que parte das pessoas que atualmente a integram podem passar para as classes A e B.


“Como vender para a classe média ou classe C? Neste excelente artigo, publicado no site administradores.com, é analisado em profundidade o perfil deste grupo de consumidores, seus hábitos e desejos e se antecipa as novas “fronteiras” de consumo dos próximos anos. “Eduardo Faddul

Continue lendo: Dicas para vender mais para a Classe Média ou Classe C (parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário