quinta-feira, 4 de outubro de 2012

2012: um cenário diferente

O ano de 2011 foi “tenso” por conta da crise financeira internacional. Convocado para solucionar o grave conflito na Zona do Euro, o FMI optou para a sobrevivência, recobrando a confiança, rolando passivos e distribuindo perdas.  A dimensão do problema - a dívida soberana dos países problemáticos a ser rolada em 2012 é o dobro de 2011 - requer um tempo maior para a retomada do crescimento sem inflação.


Com relação à gravidade do quadro atual, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde,  disse que se assemelha em alguns aspectos à década de 30, quando os países se fecharam para sí mesmos e o multilateralismo caiu por terra. Agora, tem-se assistido países aumentarem suas tarifas, criarem obstáculos tarifários e dificultarem os fluxos de capital.

Em 2012, a agitação social deve permear toda a Europa, que vai atravessar seu pior ano de crescimento. Claro que haverá alternâncias nas taxas de crescimento entre os diversos países, melhor para a Alemanha e França, e pior para a Itália e Grécia. Isso porque, a união das moedas que não levou em consideração as enormes diferenças entre os países membros, como a produtividade e o desempenho fiscal, paga agora a conta de anos de fartura e bonança, graças ao crédito farto e barato. 


Nos Estados Unidos o desempenho da economia será um pouco mais animador com um crescimento assegurado de 1% do PIB, conseguindo se afastar das taxas negativas que até então vinham experimentando. Na China, o crescimento também deverá ser ligeiramente menor, entre 7% e 8% a.a, mas a temida inflação se arrefeceu, sem a concretização da expectativa de valorização do yuan, o que poderia agravar a recessão mundial.


"Excelente matéria sobre o cenário de 2012, do jornalista Clovis Abreu Vieira, publicada no Jornal do Brasil. Muito objetivo, mostrando com o que poderemos contar pela frente neste ano que começa, no mundo e no Brasil."
Eduardo Faddul



Continue lendo: 2012: um cenário diferente



www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário