terça-feira, 23 de outubro de 2012

Wikipedia e Youtube - Modelos de Gestão do Conhecimento Corporativo

Vamos observar uma criança de 10 anos com um objetivo pequeno como, instalar uma nova placa de vídeo no seu computador.

Parece uma operação extremamente complicada, e é para muitos mortais, mas se procurarmos no Youtube iremos encontra vídeos de instrução de instalação, detalhado, com uma grande quantidade de detalhes e nem sempre é do próprio fabricante.

A muito se discute o modelo gestão do conhecimento, o processo de formalização do conhecimento e sua forma de difundir na empresa. Porém precisamos quebrar alguns paradigmas para que o processo seja eficiente: "... o processo de aprendizado está pelo menos 300 anos atrasado..", frase dita por Sugata Mitra no Campus Party Brazil 2012.

O processo de gestão do conhecimento ainda está baseado em "catalogar" todo o conhecimento da empresa em pastas intermináveis, com índices e títulos incompreensíveis e escritos para atender um modelo de qualidade criado há pelo menos duas décadas.
Vamos discutir este assunto como gestores do século XXI, quanto de vocês não falam em colaboração, em trabalho em grupo e treinamento? Porém quantos estão realmente dispostos a colaborar, trabalhar em conjunto e de ser treinado? Ou melhor quem sabe realmente compartilhar uma informação?
Para solucionar estes problemas precisamos quebrar quatro paradigmas:

1° Paradigma – formalização do conhecimento: No modelo da Wikipedia, cada pessoa pode colaborar para publicar um assunto que seja de seu conhecimento. De maneira simples e clara os assuntos são postados individualmente, e naturalmente são inter-relacionados. Por exemplo: um texto sobre capacete de segurança, pode conter referencias a normas de segurança do país e ao mesmo tempo referencias a diversos modelos para cada tipo de capacete a sua utilização em cada situação;

"Alexandre Kazuo Kinshoko explora muito bem neste artigo, publicado no site administradores.com.br, os desafios a serem superados para que possamos implantar a gestão do conhecimento nas empresas. Para o universo de vendas os desafios são os mesmos, e a reflexão continua válida. "Eduardo Faddul

Nenhum comentário:

Postar um comentário