segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tecnologia e negócios em 2012

tecnologia em negócios


A não ser que você esteja seguindo o calendário maia e espere o apocalipse para 2012, esse novo ano promete muita coisa.
2011 foi um ano turbulento para a tecnologia e os negócios. E o horizonte desse ano já começa a ser vislumbrado. Veja o que seis especialistas têm a dizer sobre isso:

Tom Standage – Editor digital, The Economist
A tendência número um será o uso de redes sociais nos negócios. Penso que isso será muito significante, porque há muitas razões para as empresas quererem isso.

Elas caminharam devagar até agora devido à percepção de que usar as redes sociais é perda de tempo, o que você pode chamar de “socializar sem trabalhar”.
E na realidade o oposto é verdadeiro. Penso que os programas de empresas vão parecer o Facebook. Nós já vemos esse processo com algumas empresas adotando sistemas como o Chatter, Salesforce, Yammer e Jive – existem muitos deles.
A outra coisa é que as pessoas entrando no mercado, nesse momento, estão acostumadas com as mídias sociais, então se o software da empresa parece o Facebook, elas estão em casa.


Outra coisa para se tomar nota é que o Google talvez perca controle do Android. Isso porque o mercado dos tablets será dividido entre a Amazon e a Apple. É muito difícil alguém conseguir ficar no meio.
A Amazon pode subsidiar o custo dos tablets com a venda de conteúdos e outras coisas. Acho muito possível que ela domine o mercado mais baixo, enquanto a Apple domine o alto, porque tem escala, poder de processamento e imagem e o poder de preço de uma marca muito forte.
A terceira coisa é o que vai acontecer com a Research in Motion (RIM), por trás do BlackBerry. Acredito que alguém vai comprá-la. A questão é se ela será inteiramente comprada, na forma atual.
A RIM poderia se dividir entre sua linha de hardwares e a de serviços, e começar a oferecer serviços de aplicativos para o Blackberry. Eu ficaria muito surpreso se ela continuasse da mesma forma no próximo ano.
Uma das minhas previsões do ano passado, que eu gostaria de dizer novamente, é dos pagamentos wireless. Eu esperava que o iPhone viesse nesse ano com um chip NFC (Near Filed Communication), para realizar operações de pagamento sem fio. Não aconteceu. Ainda estou convencido de que vai ocorrer, nesse ano.

Elissa Fink – Tableau Software
Primeiro, a quantidade de informação está ficando maior e gerando impacto não apenas nas organizações de tecnologia e naqueles que trabalham com isso, mas também nos que trabalham com conhecimento, os gerentes e os líderes de negócios, que têm muita informação para enfrentar e tomar boas decisões.
Depois, os softwares estão ficando mais consumíveis. Mais fáceis de usar, rápidos, exigindo muito menos treino do que antes. 

"Veja o que seis especialistas têm a dizer sobre Tecnologia e Negócios em 2012, no trabalho de Bernardo Staut, do site hyper ciencie."
Eduardo Faddul

Continue lendo: Tecnologia e negócios em 2012


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário