
Ser um vendedor profissional de sucesso é muito mais que
oferecer produtos aos clientes e chegar ao fim do mês com bons números. Para os
leigos, aparentemente, o processo parece ser simples: basta ter um vendedor
"bom de conversa" e um comprador disposto a gastar dinheiro que o
negócio será fechado.
No entanto, trabalhar com vendas, assim como em qualquer
outra profissão, exige conhecimento específico e habilidades relacionadas
diretamente ao dia a dia. As pessoas já não caem mais no famoso "papo de
vendedor" e, atualmente, fazer uma venda é possível apenas para quem prova
que as soluções disponibilizadas permitem otimizar os resultados do comprador,
em diferentes áreas. Por conta disso, o profissional precisa estar sempre
atento ao seu mercado e, além de conhecer profundamente o produto/serviço e as
tendências, deve ter mapeado os principais atributos dos concorrentes, tudo
para que os argumentos estejam baseados nos seus diferencias e sejam os mais
concretos possíveis.
"Papo de vendedor" não cola mais trabalhar com
vendas, assim como em qualquer outra profissão, exige conhecimento específico e
habilidades relacionadas diretamente ao dia a dia (imagem: Thinkstock)
Mesmo não existindo caminhos prontos, podemos dizer que oito
competências são imprescindíveis para a carreira de um vendedor profissional.
São elas:
Disciplina – Reserve momentos no mês e na semana para se
planejar. Tente fazer pelo menos duas paradas no decorrer do dia para avaliar
se está investindo a sua energia em um trabalho que gerará retorno. Mesmo após
inúmeros nãos, é preciso manter o foco nas ações diárias e no que realmente é
importante para alcançar a meta. A maioria dos vendedores não planeja
fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.
Comunicação – O vendedor profissional é articulado e sabe se
expressar de forma clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja
preciso na comunicação. Evite os jargões, pois o senso comum não nos dá os
elementos necessários para a inovação. Tenha um repertório, pesquise a
concorrência, conheça as características e benefícios do produto/serviço e
busque informações o tempo todo.
"Nunca é demais lembrar o que o bom vendedor deve
sempre perseguir. No artigo de Carlos Cruz, para a administradores.com.br, as 8
competências de um bom profissional de vendas." Eduardo Faddul
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