terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como a nova política de privacidade do Google poderá afetar você?


google

Imagine só, você está a caminho de uma reunião. O transito está caótico como sempre e você de repente recebe uma mensagem de texto dizendo: “Você está atrasado, pegue a próxima saída para uma rota mais rápida”. Esta mensagem vem do Google. Não, está não é a versão Google da Siri é apenas o resultado de uma empresa que resolveu anexar todos os seus serviços em um só, sendo útil ou desnecessário.
“O Google sempre esteve coletando informações sua, isso não mudará”, disse Kurt Opsahl da Electronic Frontier Foundation uma empresa de direito virtual em San Francisco.
A nova política de privacidade que a empresa passará a adotar, substituirá mais de 60 políticas de produtos específicos que incluem o YouTube, Gmail e Google Docs. Segundo o Google, com a nova política de privacidade os usuários terão resultados de busca e anuncios mais adequados aos seus interesses. Isso devido ao compartilhamento de dados entre os serviços Google.

Deixando tudo conectado

Futuramente, o Google irá utilizar as suas informações para melhorar ainda mais seus serviços e sua visão de mercado. O exemplo que dei acima da mensagem de texto foi de um alerta de uma reunião que a empresa envia para seu Gmail, caso você queira receber o aviso. Se você faz parte do exército Android, provavelmente o Google sabe onde você e seu smartphone está a quase toda hora, sendo assim ficará muito facil – combinando com seus compromissos do Google Calendar – avisar que você está atrasado e qual rota é mais perto do seu destino.
Opsahl também diz que muita gente costuma ter mais que uma conta Google. Com eu que utilizo uma para o trabalho e outra para o uso pessoal. Com isso, se as informações das duas não forem praticamente as mesmas poderemos ter problemas com as contas.

Problemas pela frente?

Enquanto a nova política de privacidade não permita que você tenha várias contas com o mesmo nome, o Google pretende utilizar seus históricos de pesquisa e até informações de pessoas com que você entre em contato com mais frequência. “Praticamente, nós iremos tratar você como um único usuário em todos os nossos produtos e serviços”, diz o Google.
Como disse antes, poderemos encontrar problemas para termos contas com o mesmo nome ‘real’ de usuário. Veja abaixo o texto da nova política de privacidade do Google:
“Nós iremos utilizar o seu nome que você inseriu em seu perfil Google por todos os nossos serviços que precisem de uma conta Google. Sendo assim, nós iremos remover os nomes anteriores associados a sua conta (entenda user name)”.
Enquanto o Google + precisa de seu nome verdadeiro, o YouTube não. Quando a nova política entrar em vigor no dia 1 de Março, seu nome real aparecerá em todos os serviços do Google. O que fará com que você explique o motivo de você estar vendo musicais inspirados em Glee a noite no YouTube para seus amigos, o que não será nada agradável. [Scientific American]

"Nada mais oportuno do que ficar atento às mudanças no maior buscador da net. Neste artigo Gabriel Pinotti, joga luz sobre um tema que atinge a todos e em particular quem faz vendas." Eduardo Faddul


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário