terça-feira, 16 de outubro de 2012

iPad completa 2 anos; relembre a trajetória do tablet da Apple

steve jobs,ipad

O iPad veio à tona em 27 de janeiro de 2010, há exatos dois anos, mas sua origem remonta oito anos antes, quando Steve Jobs estava mais preocupado em fazer um smartphone, o iPhone. De acordo com a biografia de Steve Jobs, de Walter Isaacson, a tela de interface multitoque foi desenvolvida em 2002, quando o então CEO desafiou sua equipe a criar algo superior ao tablet com caneta stylus no qual a Microsoft estava trabalhando. Um amigo seu, engenheiro da empresa de Bill Gates, talvez sem saber, provocava Jobs ao falar do projeto que mudaria o mundo. Mal sabia ele que oito anos depois era o tablet de Jobs que causava uma verdadeira revolução tecnológica ao introduzir algo novo e que seria o primeiro de um mercado em larga expansão desde então.
Além da tela touch screen de multitoque do iPhone, uma patente de 2004 registrada no nome de Steve Jobs e Jonny Ive já dava sinais claros do que estava por vir, como bem alerta o autor da biografia de Jobs. A imagem anexada no pedido traz um homem tocando em um dispositivo móvel que é o protótipo do que se tornou o iPad. Ainda segundo o livro Steve Jobs, com o iPhone consolidado, os tablets voltaram à pauta da Apple em 2007. Mesmo deixado de lado por Jobs, a ideia de fazer um tablet nunca saiu de sua cabeça, e mesmo declarações como a que deu em 2003 de que a empresa não tinha planos de fazer um tablet, e de que "as pessoas querem teclados. Os tablets atraem os ricos que já têm um monte de outros PCs e aparelhos" foram só para despistar.
Em 27 de janeiro de 2010 o mundo conheceu pelas mãos de Steve Jobs o iPad, um tablet que era explicado como sendo um híbrido de iPhone e notebook e estava disponível apenas na cor preta. Com 680 grmas, 1,27 cm de largura e uma tela de 9,7 polegadas, o iPad vinha equipado com o processador Apple A4 de 1 GHz, conectividade Wi-Fi (802.11n) e 3G (GSM ou cartão micro-SIM), armazenamento de 16 GB, 32 ou 64 GB (em memória Flash), Bluetooth, alto-falantes, microfone, teclado virtual e uma bateria que dura até 10 horas. E sem suporte para Adobe Flash, característica que o colocou no centro do debate sobre Flash e HTML 5.
Mais fino e nas cores preto e branco (é mais um prata, em realidade) o iPad 2 também foi apresentado em março de 2011 por Steve Jobs, que estava afastado da Apple pelo câncer que mais tarde o levaria de vez. Pesando 590 gramas, o iPad 2 é 33% mais fino que a versão anterior. Com as mesmas 9,7 polegadas e um processador mais potente, duas vezes mais rápido: um Dual-Core de 1Ghz Apple A5. Por fim, o iPad 2 trazia duas câmeras, uma frontal e uma traseira, e uma capa magnética e em várias cores chamada SmartCover (vendida separadamente). Em dois anos, o iPad criou um mercado novo e, mesmo com diversos fabricantes investindo em concorrentes com Android, só agora eles começam a ameaçar, de leve, seu reinado.

"Vale relembrar a história deste fenômeno de vendas."
 Eduardo Faddul

Nenhum comentário:

Postar um comentário