terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coaching e Mentoring: ferramentas de tranformações.

O alinhamento das ações e processos de gestão de pessoas com a estratégia da organização se constitui cada vez mais num dos mais importantes desafios para os profissionais da área, que busca a cada processo uma melhor adaptação em relação às expectativas dos seus clientes internos e externos.

Essa capacidade de fazer a diferença entre execução e contribuição, através da exigência, do mundo dos negócios não tem sido atendida por muitos profissionais de Recursos Humanos. Observa-se, porém, acelerado esforço de recuperação por parte de muitos, os mais experientes buscando rapidamente readaptar-se e os mais jovens agregando conhecimentos a sua formação básica.

 Novas abordagens têm surgido nos últimos tempos para facilitar este alinhamento, em substituição aos instrumentos, processos, práticas e estruturas tradicionais. Entre estas podem ser listadas:

Pessoas X Tecnologia;Gestão do conhecimento; Business Intelligence; Learning Organization e e-learning;Coaching e Mentoring;Portais corporativos e plataformas corporativas do conhecimento;Indicadores para mensurar a gestão do conhecimento, e Patentes e marcas.

O principal objetivo é focar as atividades meio nas atividades fim, acrescentando maior eficiência a cada processo e operando de forma coordenada. Podemos citar, trabalho em equipe, aprendizado permanente, flexibilidade na estruturação dos cargos e funções, engajamento e comprometimento de todos, liderança, agilidade são algumas características que podem ser identificadas em ambientes onde meio e fim encontram-se integrados e alinhados, desde o início do seu processo através de planejamentos, e no direcionamento as coordenadas de execução desse processo.

"Excelente artigo de Silvio Gonçalves de Albuquerque, que pontifica e esclarece brilhantemente as novidades da área de RH, e as oportunidades e equívocos em sua utilização."
Eduardo Faddul


Continue lendo: Administradores - Coaching e Mentoring


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário