quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cegueira Empresarial

cegueira empresarial

Com o advento da globalização e com o avanço acelerado da tecnologia são cada mais mais cruciais atitudes de curtíssimo prazo no que diz respeito à reavaliação constante dos caminhos estratégicos adotados.
Isso já está mais ou menos entendido nas grandes corporações, no entanto, nas pequenas e médias empresas, às vezes sob gestão familiar, organizações que nasceram com o avô e que agora os netos conduzem, não é difícil observar o fenômeno, que denomino "Cegueira Empresarial".

O que é Cegueira Empresarial
Trata-se de uma manifestação que impede os empresários de perceber a "urgência", o "senso de urgência" necessário para tomada de ações de curto prazo, normalmente no nível estratégico, associado à garantia da longevidade da empresa.

Os empresários acometidos deste mal têm a visão do negócio comprometida, normalmente focam em ações isoladas, muitas vezes sem aderência ao contexto estratégico necessário, consumindo energia valiosa em áreas que não resolvem os verdadeiros problemas.
Estes empresários, apesar de criticas e sinais gerados dentro da própria organização, se recusam a admitir que algo não anda bem... Repetem para si próprios que a situação está sob controle e que as ações estão sendo corretamente tomadas... apenas os resultados não surgem!
Quem precisa de ajuda, os indicadores...
Existem vários indicadores que claramente sinalizam a "doença" empresarial... Por exemplo:
  • Desequilíbrios constantes no "fluxo de caixa"
  • Ausência de incremento em vendas, por longos e reiterados períodos
  • Concentração do faturamento em um único cliente (mais de 20%)
  • Capacidade produtiva ociosa
Consultoria externa
Neste momento uma orientação externa, independente e imparcial, é uma boa providência, dá visibilidade as verdadeiras questões a serem resolvidas.
O empresário, neste momento, precisa abdicar da certeza que tem do seu negócio para se permitir rever os conceitos. Só assim a consultoria pode agir e preparar toda a base necessária para a reflexão.
A consultoria, apesar de trazer tecnologia, metodologia e melhores praticas, é incapaz de promover resultados por si só... O primeiro passo para se reverter o quadro da "cegueira empresarial" é admitir que existe um trabalho a ser realizado e garantir que toda a organização está disposta a cooperar, um trabalho em grupo !
Rejeição
Existem muitas rejeições estabelecidas com relação ao trabalho das consultorias, algumas dizem respeito ao trabalho superficial e descompromissado... Costumam dizer que a consultoria apenas repete o que o empresário já sabe e que quando vai embora, tudo volta a ser como era antes.
Talvez seja esta a atual imagem das consultorias, pois muitas agem e atuam num nível mais superficial, sem envolvimento no "tratamento" propriamente dito, pois encerram no diagnóstico. Por outro lado, existem modelos de consultorias que colaboram efetivamente nas ações que levam ao resultado esperado. Assim o complexo de expectativas com relação ao trabalho de uma consultoria deve considerar:
  • Comprometimento com a efetiva implementação das ações propostas
  • Envolvimento de consultores seniores
  • Avaliação do contexto total dos negócios
Conclusão
O primeiro passo para se proteger da "Cegueira Empresarial" deve partir do próprio empresário. Ele deve estar atento aos sinais que recebe de sua equipe de executivos, fornecedores, clientes e sistemas de informação... Deve ao menos admitir a dúvida e buscar ajuda de profissionais experientes.
Não tomar providencia nenhuma ou postegar ações agrava o quadro, e, em algumas situações, irreversivelmente. Pense nisso ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário