sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A importância do marketing de relacionamento para a fidelização de clientes nas empresas


O marketing de relacionamento e a fidelização de clientes são estratégias adotadas pelas empresas no desenvolvimento de parcerias de sucesso de mercado. Percebe-se que o comércio de eletrodomésticos de Cariacica-ES está crescendo rapidamente, sendo necessário evoluir em relação ao atendimento e a retenção do cliente, uma vez que a competitividade está cada vez mais intensa.

Quanto à importância do tema Bogman (2002, p.23) afirma que o marketing de relacionamento "é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor".

Para Kotler (1998, p.30), "marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com partes-chave [...], para reter sua preferência e negócios a longo prazo".



Face ao exposto, formula-se a seguinte pergunta: Quais estratégias de marketing de relacionamento são úteis para a fidelização de clientes nas empresas de eletrodomésticos de Cariacica?

O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias do marketing de relacionamento úteis para fidelização de clientes nas empresas de eletrodomésticos de Cariacica-ES.

Á pesquisa servirá para identificar como as empresas estão trabalhando seus relacionamentos com seus clientes, e se estão utilizando algumas estratégias para inovar nesse aspecto. Não tem presunção de abordar todas as lojas, e nem mostrar a solução dos relacionamentos, mas auxiliar de forma mais harmoniosa nessa relação.

Face ao exposto o objetivo final analisar e identificar o desenvolvimento da empresa ocorrida após a implantação do marketing de relacionamento e sua evolução no decorrer de uso dessa estratégia, e como as organizações se prepararam para enfrentar trabalhar com uma nova ferramenta.

O estudo está delimitado numa pesquisa de campo realizada nas empresas Sipolatti, Ricardo Eletro, Ponto Frio, Eletrocity, Big Móveis, junto aos seus gerentes.

O estudo é relevante, para os acadêmicos, empresários e comerciantes, pois, permite avaliar os ganhos obtidos ganhos com a estratégia do marketing de relacionamento, e se esta ferramenta tem se mostrado útil nas relações entre clientes e empresas, permitindo construir parcerias de longo prazo.

1-REFERÊNCIAL TEÓRICO

1.1-MARKETING

Para Kotler (1996, p. 31) "marketing é a atividade dirigida para a satisfação de desejos, através do processo de troca."

Em outro momento, Kotler (1998, p. 27) cita "marketing como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros".

Para Kotler (2000, p. 30) "marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados–alvo e da captação, manutenção e fidelização dos clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente".

Para Kotler e Armstrong (2003, p.03) "marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio de criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros".

O marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. (KOTLER E ARMSTRONG 2003, p. 474).

Para Boone e Kurtz (1998, p. 6) "marketing é o processo de planejar e executar a concepção, definição do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, criando trocas que atendem a objetivos individuais e organizacionais".

Para Kotler (2006, p. 4) "marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais".

“Excelente artigo sobre Marketing de Relacionamento, de Alexandra Teixeira Pereira para a administradores.com.” Eduardo Faddul

Por: Alexandra Teixeira Pereira- Administradores.com


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário