segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Gestão de Canais: multicanal como Estratégia de Distribuição

A Eudora utilizará multicanais para tentar ganhar mercado para o Grupo O Boticário O Boticário lança a marca Eudora, que se posiciona em multicanais para concorrer no mercado de Cosméticos. Terá a dura tarefa de combater com a Avon e Natura pelo mercado de Venda Direta, e não só utilizará este canal, mas também outros canais, como lojas físicas(conceito) e e-commerce. Com isto, o Grupo O Boticário testa um mercado promissor sem correr o Risco de “arranhar” a marca Boticário, tanto no posicionamento dos produtos como o relacionamento com a Rede de Franqueados.

Uma marca que foi exemplo desta relação de Lojas Físicas, Redes de Franqueados e Venda Direta foi a europeia The Body Shop de Anita Roddick (1942 – 2007), vendida ao Grupo L’Oréal em 2006. Esta marca foi percursora no Mundo dos produtos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis, além de lutar por banir testes de cosméticos em animais e apoiar movimentos socialmente sustentáveis, modelo que foi também utilizado tempos depois pela brasileira Natura. A fundadora da marca The Body Shop já falecida, deu uma entrevista na década passada sobre as dificuldades que tinham enfrentado ao entrar no modelo de Vendas diretas. Fizeram isto para ampliar mercado para que pudessem chegar com os produtos The Body Shop a todas as residências nos países que atuavam. Eles já tinham o modelo de franchising e lojas físicas bem estruturados e não tinham experiência no mercado de Venda Direta, bem diferente do Modelo de Varejo tradicional. E por isto, tiveram que reestruturar a empresa com um novo modelo interno para atender a este setor (acabaram aprendendo com os erros).


Parece ser esta a Estratégia do Grupo O Boticário, quando se lança no mercado de Venda Direta com uma segunda marca, não correndo o risco com a marca principal. A Natura fatura muito mais do que o Grupo O Boticário consegue com a marca O Boticário ,com mais de 2500 lojas físicas no Brasil. Isto se deve a força que a Venda Direta tem com milhões de mulheres “guerreiras” que trabalham como formiguinhas, levando as marcas a todas as residências do país. Algo que o canal Varejo tradicional, mesmo com equipes bem treinadas e pequenas, ainda não conseguem.



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