quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Networking e Marketing Pessoal


Mas, o que é Networking?

Networking é estabelecer uma rede de relacionamentos pessoais, que permitem a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contatos, sugestões, na qual os recursos, habilidades e talentos são compartilhados e agregados.

É criar, manter e usufruir de sua rede de contatos, de forma consciente e sistemática, com a proposta de alavancar seus objetivos pessoais e profissionais. O que move o networking é a troca de informações, a socialização de experiências, um toque de calor humano às informalidades do dia-a-dia. Portanto, não é somente organizar listas ou grupos de contatos de emails ou telefones. Não é aumentar a quantidade de amigos no Facebook ou Linkedin se os mesmos não fazem parte de seus interesses pessoais ou profissionais. O networking vai além disso. O networking exige que você exercite o hábito de manter contato com os integrantes da sua rede.




O networking é uma ferramenta de gestão.

Devemos entender por que é importante manter uma rede de relacionamentos.

Ela é importante para ter visibilidade, gerar oportunidades, ampliar conhecimentos técnicos e proporcionar um feedback que auxilia no redirecionamento profissional ou social.

O networking também funciona como uma rede propaganda gratuita e natural, através da qual nascem novas amizades, novas propostas de empregos ou de negócios. Aumenta-se a cumplicidade.

Para começar sua rede de relacionamentos, primeiro deve-se planejar. Faça as seguintes perguntas: Onde estou? Onde quero chegar? Como chegar? Quais recursos necessito e quais disponho?

Cadastre os contatos pessoais: amigos, colegas de trabalho e de faculdade. Reative antigos contatos. Alimente sua rede com novos contatos. Cultive relacionamentos com telefonemas, cartas, e-mails, agradecimentos, etc.

Circule, conheça gente. Freqüente eventos de seu interesse. Dê uma força a um amigo, afinal não é jogo de interesses. Organize e classifique sua rede em grupos (negócios, particular, faculdade...).

Tenha em mente que o networking é feito por pessoas, não existe relacionamento entre empresas, mas sim entre as pessoas.

Teste seu networking. Faça as perguntas: Quem conheço do último emprego? Quem conheço do emprego atual? Quem conheço da faculdade? Quem são meus visinhos, parentes e amigos mais chegados? Quem eu convidaria para um evento particular?

O networking é tão importante quanto a competência profissional. Uma boa rede de contatos faz com que a pessoa adquira informações que podem representar oportunidades. Também ajuda a resolver problemas que, sozinha, ela não conseguiria resolver. Não adianta ser competente se você não consegue fazer com que suas competências e a qualidade de seu trabalho cresçam e apareçam.

Transmita acessibilidade por meio de linguagem corporal e expressões. Contato visual é importante, olho no olho. Não mantenha contato virtualmente somente, encontre as pessoas pessoalmente também. O calor humano é importante. Crie conexão com os outros observando sua linguagem verbal e não verbal. Coloque menos barreiras para as pessoas entrarem em contato com você. Preocupe-se com as palavras que vai usar. Use o bom senso na hora de vestir. Aqui entra também um pouco do marketing pessoal.
 Há alguns obstáculos que podem atrapalhar o networking. Para muitas pessoas, o mais difícil é superar algumas deficiências como a timidez, a baixa auto-estima, o medo de se expor em público e a arrogância. Para superar esses obstáculos é preciso compreender como cada um deles pode influir em nosso comportamento:

- Timidez – todos nos sentimos embaraçados diante de determinadas situações, é preciso descobrir e enfrentar as causas
- Medo – é um sentimento fundamental na vida do ser humano, ele nos faz tomar cuidados, mas o problema é quando ele se torna exagerado;
- Baixa auto-estima – o indivíduo não confia em si mesmo, é preciso buscar confiança;
- Arrogância – ter sucesso é um bom sinal, mas é preciso tornar cuidado, pois pode "subir na cabeça", é necessário rever conceitos, cultivar a humildade, não querer "aparecer" sempre.


Aonde entra o Marketing Pessoal?

Fazer networking é importante, mas de nada adianta ter uma boa rede de relacionamentos se não se sabe "vender o peixe". Por isso, associado ao networking, deve-se fazer uso do marketing pessoal. Você precisa destacar suas qualidades e seus feitos para aqueles que fazem parte da sua rede, passando uma imagem desejável. Nada de ficar só contando vantagens.

Sua imagem (postura, atitudes, resultados, etc.) é a sua marca pessoal. Para divulgar sua marca, é importante conhecer e cumprir algumas regras:

- Sua marca tem que estar ligada a valores, não adianta querer parecer algo que não acredita. Seja coerente;
- Construir a marca implica autoconhecimento, de forma a corrigir os pontos fracos e valorizar o que se tem de melhor;
- É preciso demonstrar as competências com atitudes;
- Não seja superficial, se não domina o assunto, diga a verdade. Aproveite para aprender;
- Não demonstre aversão ao trabalho e conhecimento, são os valores mais respeitados do mercado;
- Seja simples e direto;
- Vá além das tarefas cotidianas, procure descobrir em que mais pode contribuir para chegar aos resultados;
- Exercite a criatividade e controle a ansiedade;
- Coordene projetos dentro e fora da empresa;
- Não trate os colegas como concorrentes, é preciso ter aliados;
- Nunca abandone um trabalho no meio;
- Retribua favores;
- Aja como um empreendedor;
- Faça críticas construtivas, ofereça soluções e alternativas.


Por fim, entenda que manter uma rede de relacionamentos pode ajudar a atingir os objetivos pessoais e profissionais.

“Este artigo da Administradores.com, explora de forma completa o dilema do momento de todos os profissionais: Marketing Pessoal e Relacionamento, como fazer. Uma grande leitura para compreender o papel das redes sociais e como devemos atuar no sentido de reforçar o nosso marketing e o relacionamento.” Eduardo Faddul - Direct Link Consultoria

Por: administradores.com


www.dlconsultoria.com

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