quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mobilidade é no novo Velho Oeste

Minha companhia representa um grupo de fabricantes de produtos e vendemos por meio de lojas e, também, com vendas em campo. Nossos clientes industriais não compram por impulso. Com frequência, nossos representantes de vendas mais especializados os ajudam a entender as necessidades do negócio e recomendam produtos com características que atenderão a essas demandas.


Mobilidade é no novo Velho Oeste

Com o crescimento da linha de produtos para algo até mais sofisticado, entretanto, nossos representantes falham em manterem-se atualizados. No passado, a informação de suporte à força de vendas vinha, principalmente, em materiais impressos e integrava o processo de treinamento. Hoje, tudo isso mudou. Cada fornecedor tem sua própria nova ideia de suportar os produtos, baseada em uma plataforma tecnológica ou ferramenta de escolha.



Recentemente, um fornecedor me alertou que seu novo software, necessário para especificar sua linha de produto, terá um processamento tão intensivo que nossos representantes precisarão de laptops com desempenho similar à configuração de nossos servidores – 8 gigas de RAM no mínimo para suportar gráficos e animações que, simplesmente, encantarão os clientes.


Outro de nossos fornecedores chegou no dia seguinte para anunciar a nova linha de aplicativos para iPhone, focada em nossa força de vendas e, também, em nossos clientes. Imagine o poder de contar com esse conteúdo altamente rico nas pontas dos dedos e disponível em qualquer lugar, a qualquer hora e dentro de um pacote da moda. Passe por cima do laptop high end. Abra espaço para o iPhone.


Apesar da novidade, outra companhia demonstrou, recentemente, suas aplicações de vendas para o iPad. “Você não quer sua força de vendas andando com esses notebooks velhos, quer?”, questionou o fornecedor. O iPad eleva seu status, fomos informados. Esse aplicativo de vendas foi pensado totalmente para a realidade de um tablet, assim, um iPhone não tirará proveito disso. Passe por cima do laptop high end e do iPhone. Abra espaço para o iPad.


Todos os nossos representantes usam smartphones BlackBerry para email e, também, o BlackBerry Messenger (BBM). Como escrevi recentemente, meu retorno de investimento nesse projeto tende a declinar com os problemas enfrentados pela Research In Motion (RIM) para manter-se atualizada diante da concorrência. Entretanto, não podemos simplesmente jogar fora todo esse grande investimento em tecnologia sem uma boa razão (chamada business case). Peço desculpas ao laptop de última geração, iPad e iPhone: nossos BlackBerrys continuarão por aqui, ao menos por um tempo.


"Com a chegada dos tablets ao mundo da equipe de vendas, novas necessidades e velhas dificuldades se apresentam. Interessante artigo em que o autor, é CIO de uma companhia bilionária, que compartilha suas experiências sob o pseudônimo de John McGreavy.  Você pode entrar em contato com ele pelo e-mail: jmcgreavy@techweb.com."
Eduardo Faddul


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