segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Email marketing: conheça os 3 tipos diferentes dessa ferramenta


Um dos maiores méritos da comunicação via email marketing é a capacidade de direcionar conteúdos para os usuários tendo com foco a conversão da mensagem em negócios e o aumento das vendas online. Entretanto, esta é apenas uma das inúmeras vertentes proporcionadas pelo canal. O email marketing, antes de tudo, é uma oportunidade de entregar informação.


Por meio desta ferramenta, é possível canalizar a comunicação entre empresas e clientes a fim de gerar identificação e aprofundar o relacionamento.
email marketing

Existem diversos perfis de email marketing, por isso, para conquistar clientes e provocar engajamento, ou seja, interação com suas campanhas, as empresas devem escolher o caminho que mais se adequa ao seu perfil de negócio. Conheça os diferentes tipos deste potencializador de compras:

1. Comerciais

Esse tipo de email geralmente é voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no email, os usuários identifiquem rapidamente as ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, para que em seguida perceba as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, é possível apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o interesse do consumidor em potencial.

2. Newsletters

As newsletters são emails informativos cujo foco é aproximar os usuários de uma marca, criando um relacionamento entre empresas e clientes. Por isso, estas mensagens devem oferecer informações relevantes ao público alvo. Elas precisam trazer conteúdos de qualidade, que gerem interesse, fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados.

3. Email de serviço ou transacional

Diferente do email marketing comercial, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o email transacional não é concebido de maneira massificada. É uma peça de comunicação exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa. Um email marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Muito utilizado em sites de e-commerce, este tipo de email confirma as ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.

Os emails transacionais são enviados a partir do momento em que o usuário faz o cadastro no site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo quando há um abandono de carrinho. Por meio de um sistema de monitoramento, captura-se os dados de navegação do usuário, aproveitando suas últimas visualizações, para encaminhar ofertas exclusivas. Esta é uma excelente estratégia para o comércio eletrônico: aproveitar informações geradas pelo público para criar emails com ofertas personalizadas, ou com descontos especiais, por exemplo.

Independente do tipo de email marketing escolhido, o importante é planejar o perfil da mensagem, verificando se atenderá os objetivos pensados pela equipe de comunicação. Munir-se de conhecimento e optar por uma empresa que saiba gerenciar as inúmeras potencialidades desta valiosa ferramenta é apenas o começo para um histórico de sucesso em negócios gerados pela internet.

“ Ampliando mais um pouco o conhecimento, sobre a melhor ferramenta para geração de leads, dos dias de hoje.” Eduardo Faddul

Por: Administradores.com





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