terça-feira, 18 de setembro de 2012

10 maneiras inteligentes de usar o Twitter nos negócios



twitter negócios


Chame de rede social, plataforma de microblog, site de relacionamento – não importa a descrição, o Twitter vê seu público crescendo rapidamente. São cerca de 200 milhões de contas registradas hoje. Uma recente pesquisa, realizada pelo Pew Research Center, mostrou que 13% dos adultos americanos online usavam o Twitter em Maio de 2011, um salto de cinco pontos em relação a taxa de adoção em Novembro de 2010 (8%).

Além disso, a pesquisa revelou que os tweeters (twitteiros?) estão mais velhos, mais inteligentes e mais móveis (Entenda: eles têm maior poder de compra).
Tudo isso aponta para um grande potencial para empresas que utilizam o Twitter. Mas, antes de enviar uma chuva de tweets, é uma boa ideia que os negócios se perguntem uma questão básica: Para que vamos usar isso? Não é apenas questão de abrir um canal e assistir o negócio acontecer.


O Twitter, talvez mais do que qualquer outra rede social, vem com certas diretrizes – e não estamos falando de regras reais, como o limite de 140 caracteres por mensagem. Mas sim da cultura do Twitter. Tire um tempo para aprender sobre essa cultura e sobre como ela é diferente. Um exemplo clássico: Aquela mentalidade de vendas não deve gerar muito resultado. É preciso tentar provar um retorno sobre o investimento, seja investimento em dinheiro, tempo de funcionário ou qualquer outro recurso, o pensamento deve ir além de da mentalidade pura de vendas e marketing.
Outro ponto importante para manter em mente é que o Twitter, na maioria das vezes, é uma conversa, um diálogo. É preciso ouvir, além de falar. É preciso monitorar as conversas para descobrir o que as pessoas estão dizendo a respeito de sua empresa e sua marca. Não é difícil se tornar ativo no Twitter, mas é preciso pensar sobre qual é o seu objetivo e desenvolver um plano para definir com vai participar. Felizmente, um número crescente de ferramentas pode ajudar.
Mesmo a estratégia de mídia social mais tradicional, laissez-faire, deve incorporar alguns elementos de escuta. Como comentou um leitor num recente artigo sobre mídias sociais: “Sua marca e sua indústria estão faladas pelas redes. A dúvida é apenas uma: Vocês são parte da conversa?” A boa notícia: existe uma lista crescente de boas ferramentas de monitoramento para ajudar a filtrar e ampliar mensagens significativas de clientes e prospectos. (Sugerimos a leitura do artigo especial do The Brain Yard sobre como ser um bom ouvinte no Twitter e em outras mídias sociais).

Vamos às dez principais tarefas para aproveitar melhor o uso do Twitter

Gere Referências

Se “vendas” pode ser uma palavra feia (ou, ao menos, estranha) no Twitter, “referência” não é. Dentro do contexto, conhecer, socializar e compartilhar (em vez de comprar, comprar, comprar), referências de negócios podem oferecer valor real – e até mesmo ROI real. Jim Milton, diretor de estratégia corporativa da SelectMinds, me explicou, durante uma recente entrevista, que a primeira coisa que as empresas devem fazer é contar com seus empregados atuais e passados. “O caso de uso de desenvolvimento do negócio com alumni corporativo é, definitivamente, comprovado, e uma forma de medir resultados tangíveis em termos de vendas, especialmente no espaço B2B”, disse. Mesmo que não tenha uma rede formal de ex-funcionários, seguir ex-supervisores, colegas e relatórios diretos pode te manter a par do que está acontecendo com eles e isso pode se traduzir em oportunidades mútuas. (A imagem acima mostra como alumni da Microsoft utilizam o Twitter para promover esforços filantrópicos). A função Listas, do Twitter, é uma ferramenta nesse tópico. A integração com o LinkedIn também pode ajudar.


Desenvolva relacionamentos fortes com a mídia

Como nas indústrias de tecnologia e entretenimento, os negócios de mídia tendem a ser muito ativos no Twitter. (Cite uma publicação que não tenha, ao menos, presença básica.) Muitos escritores, editores e outros profissionais da mídia twittam como indivíduos ou em nome de suas publicações. Amy Ziari, associada sênior da empresa de RP Bateman Group, dá o seguinte conselho para executivos e profissionais que querem se engajar com a mídia via Twitter: “Vá além da abordagem corporativa e se envolva pessoalmente. Siga os jornalistas mais importantes para sua empresa e, sempre que tiver algo de valor para acrescentar, responda de forma autêntica aos tweets – seja sobre algo que escreveram, uma anedota da vida particular ou qualquer outra coisa”, diz ela. “Enquanto a abordagem corporativa do uso do Twitter tem seu lugar, os melhores relacionamentos ainda são baseados na boa e velha interação humana direta. Cada vez mais jornalistas utilizam o Twitter para encontrar fontes para matérias, portanto, nunca se sabe quando você terá a chance de ajudá-los”.




"O artigo lembra a nós que na utilização do twitter, ainda somos todos aprendizes. Menciona que na prática, esta ferramenta proporciona uma conversa. Em sendo assim o nosso papel mais interessante é ouvir e não falar. Grande dica nestes tempos de excesso de poluição nas mídias sociais. Vale também as excelentes dicas de como proceder para alinharmos os nossos negócios à utilização desta ferramenta. "
Eduardo Faddul

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