quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Google Shopping e o impacto nas buscas orgânicas

Mais um produto Google foi lançado no Brasil e já está deixando programadores de sites e profissionais de SEO preocupados. Mas preocupados com quê? Certamente, por que o sistema do Google Shopping terá resultados impactantes para lojas virtuais do Brasil, até mesmo nos resultados de busca convencional.

Para entender um pouco o sucesso ou fracasso que o Google Shopping pode proporcionar para determinados sites, basta você digitar, por exemplo, a palavra-chave “comprar flores”. O Google irá sugerir uma espécie de sub-link com opções de produtos solicitados para compra, informado preço e nome da loja. Esses dados são capturados pelo Google Shopping e expostos nas buscas normais. A grande sacada é aplicar otimizações certeiras para que a sua loja virtual apareça nas primeiras sugestões na busca orgânica e na busca do Shopping. Mas aí temos duas questões:



1.Qual é o resultado negativo nisso?
O fato do Google oferecer um sub-link com mais opções de busca pode resultar em mais concorrentes disputando espaços na primeira página, concorrentes estes que talvez não apareceriam nas buscas normais. Isso acontece porque os critérios de posicionamento não são os mesmos. O Google leva em consideração o título do produto e descrição. Até aí, nenhuma novidade. Com uma pesquisa de palavra-chave feita com qualidade, a otimização pode ser positiva. Porém, outros dois critérios podem levar seus concorrentes para a primeira página dos resultados de busca: preço competitivo e comentários sobre o produto.
Esses dois itens podem ser o diferencial em relação a lojas virtuais que ainda não enviaram feeds de seus produtos para o Google Shopping. Se determinada loja virtual possui preços muito altos em relação a outras lojas, o Google sempre vai exibir em boas posições mercadorias que contenham preços mais baixos. Além, se o produto tiver boas experiências por parte do usuário, além de ter comentários e avaliações positivas, esse será outro critério importante para o posicionamento nos resultados de busca.


2.Como o Google Shopping pode beneficiar lojas virtuais?
O conceito é simples. Certamente profissionais de SEO terão mais trabalhos pela frente. O Google Shopping exige para quem se preocupa com a otimização de sites uma dedicação a parte em relação a otimizações convencionais. Para se dar bem nas posições do Google Shopping, deve-se estar antenado para o uso adequado de palavras-chave. Só para se ter uma idéia, a tendência é que palavras chave que contenham os termos “comprar”, “vender”, “barato” serão mais usados do que na busca normal. Além, se determinados produtos tiverem nomes conhecidos, estes termos terão que ser bem trabalhados na otimização.
Outro aspecto interessante é que o preço baixo em relação aos concorrentes é outro fator de otimização. Deixando de lado os usuários – que certamente vão ter preferências para preços baixos – manter preços competitivos em relação a concorrência garante boas posições. Então, será que a tendência é que os preços terão que ser otimizados? Uma idéia estranha a se pensar, mas parece que a tendência é essa.
E quando pensamos em comentários dos produtos, não podemos nos restringir apenas em boas experiências compartilhadas dentro do site. Segundo dados do blog oficial do Google Webmaster Tools, pessoas que compartilham no Google Plus, Twitter, resenhas dentro do Google Shopping e votos no botão +1 também são usados pelo algoritmo para dar relevância ou não para suas páginas.


"A nova ferramenta disponível Google Shopping promete dar trabalho para os profissionais de SEO. Há muita turbulência a vista no mundo do e-commerce."
Eduardo Faddul


Para continuar lendo, clique AQUI


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário