quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Chineses querem aumentar as vendas de seus produtos no Brasil


Por causa da crise lá fora, empresários chineses trouxeram pela primeira vez uma feira para aumentar as vendas dos seus produtos no Brasil.
Quinhentos fabricantes chineses estão reunidos numa feira em São Paulo para vender seus produtos diretamente para os comerciantes brasileiros. “Você não está na mão de nenhum intermediário. Negocia melhor as condições comerciais e certamente vai ter um beneficio na conta para o consumidor final”, fala o responsável pela feira no Brasil, Carlos Augusto Militelli. Tommy Wong já levou a feira para cinco países e este é o primeiro ano no Brasil. Ele diz que o país é um mercado que a China quer explorar ainda mais. Por causa da crise na Europa e nos Estados Unidos, os mercados emergentes, principalmente o Brasil, se tornaram mais importantes para as empresas chinesas.
Nos corredores da feira, empresários encontram pequenos objetos para presentes, roupas, material de construção e muitos eletrônicos.


O mercado internacional sempre se sentiu seduzido pelo baixo preço dos produtos made in China. O problema deles era a qualidade, mas os chineses investiram e estão conseguindo superar essa barreira.

“A China viu que ela não teria competitividade se ela não produzisse qualidade, não bastava preço e isso tem facilitado bastante a venda de produtos para o mundo inteiro”, diz a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Uta Schwietzer.
Segundo o economista Júlio Gomes de Almeida, os chineses utilizam o comércio exterior pra crescer muito mais que o Brasil. “O Brasil é muito tímido nessa projeção para fora, nossas empresas são boas para abastecer nosso mercado interno, mas salvo alguns segmentos da economia, a nossa timidez pra ir lá pra fora, para agredir no bom sentido no mercado externo, é muito pequena”.

“Olha eles de novo. E a estratégia agora é outra. Pior! Ajudados pela forma de resposta nossa (e mais outros claro!) à concorrência. Não é somente com dólar e impostos que vamos sobreviver. Qualidade e produtividade é algo que não podemos mais abdicar das nossas metas. Senão ....... “Eduardo Faddul

Por: Carla Modena, Jornal da Globo


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