segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tablets nas empresas: quando adotar?


Muito além de um celular com mais funções, os tablets deixaram de ser apenas objeto de desejo e já passaram a fazer parte da rotina de muitas empresas. Na maioria dessas companhias, a iniciativa partiu dos executivos que, percebendo as vantagens do computador em forma de prancheta, começaram a levar os próprios dispositivos para o trabalho.


Os tablets estão por todos os lugares, mas como saber se seria vantajoso adotá-los na sua empresa? E qual é hora de utilizá-los na rotina empresarial?


Mais leves e simples, tablets dão mais liberdade de movimento que notebooks, por exemplo. A grande mobilidade permite maior agilidade nos processos – e quem usa garante que há sólidos ganhos de produtividade. A área de vendas, pioneira no uso da ferramenta, pode substituir os impressos por uma apresentação customizada para o cliente, transmitindo uma imagem de modernidade e tecnologia. O cliente pode interagir de forma prática com o equipamento e envolver-se com o conteúdo apresentado em uma experiência agradável, com ares de novidade.


Também é possível transferir os ramais de cada funcionário para o tablet e fechar negócios por meio de videoconferências, acessar o computador da empresa a distância e usar recursos de geolocalização, entre outras facilidades.


Vantagens há muitas, mas, antes de adotar o equipamento, as organizações devem avaliar alguns fatores. A empresa deve estar preparada para promover a integração do tablet com os sistemas já existentes, ponto crucial para o total aproveitamento da ferramenta. Também é necessário levar em conta a segurança da informação e a proteção do acesso remoto, além de criar soluções para perda ou roubo do dispositivo. Recomenda-se ainda reforçar a capacidade das redes WiFi e traçar o perfil dos funcionários que terão acesso ao tablet.


O custo do equipamento é outro importante fator a ser considerado. Os modelos vendidos hoje no Brasil custam entre R$ 1.200 e R$ 1.500, mas, com os incentivos e a perspectiva da fabricação dos tablets no país, esse preço poderá ser reduzido em até 40%.


Por HSM


www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário