terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que é preciso ser e ter para a venda funcionar?


Para vender mais e de forma bem-sucedida, é preciso bem mais que talento. As vendas realizadas com êxito dependem de habilidades interpessoais. Vendedores com dificuldades ou bloqueios de relacionamento e/ou convívio social podem até realizar vendas, mas terão muitas dificuldades para prosseguir na profissão e, principalmente, prosperar.

Uma boa equipe é importante para alcançar sucesso nas vendas, mas a arte de vender depende fundamentalmente das características próprias de cada vendedor e de como elas fazem a venda funcionar.

Outro fator importante é a experiência – é preciso ter na bagagem anos de prática para adquirir habilidade e consistência nas vendas. Vale lembrar que o bom vendedor é aquele que não guarda suas técnicas para si: ele compartilha o que sabe com sua equipe para ajudar a desenvolvê-la da mesma forma como o ajudou, proporcionando melhorias aos outros vendedores e aos processos internos.

Entender os próprios erros e saber como revertê-los também é uma habilidade fundamental do bom vendedor. Afinal, não se pode atingir a perfeição, mas é possível alcançar a excelência, e os tropeços nas vendas orientam o profissional a enxergar o melhor caminho a ser seguido.


Para ser um bom vendedor, é preciso analisar constantemente a concorrência e desenvolver estratégias para oferecer produtos ou serviços que sejam diferenciados, lembrando que ainda que o produto ou serviço pareça incrivelmente inovador, quem tem que reconhecer isso é o cliente. Portanto, não existe verdade absoluta quando se trata da satisfação do cliente: apenas ele poderá dizer se o produto/serviço tem valor, por mais que o vendedor acredite fielmente nisso.

Por fim, o vendedor que alcança o sucesso com mais facilidade é aquele que consegue "ler" o cliente, ou seja, que sabe identificá-lo e avaliar seu potencial de compra através da análise de personalidade, características, postura e até tom de voz. O vendedor que sabe reconhecer o perfil do cliente em poucos minutos de conversa pode ser considerado um verdadeiro conhecedor da arte de vender!

“Precisamos de mais e mais atenção em vendas. Ainda mais em tempos de vendas escassas. Neste artigo de Enio Klein, para a administradores.com, as dicas do que devemos estar sempre alertas, junto à equipe de vendas.” Eduardo Faddul

POR: Enio Klein – Gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.



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