quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TI e Marketing: uma aliança necessária


Quando analisamos, sob a ótica de suporte tecnológico, os principais processos de negócio que constituem a operação de uma empresa, notamos que alguns desses processos recebem um excelente suporte de sistemas de TI. Como, por exemplo: Finanças/Contabilidade; Recursos Humanos; Manufatura; Logística/ Cadeia de Suprimentos; Gerência de Projetos; Automação da Força deVendas (SFA) e Relacionamento com Clientes (CRM).

Infelizmente, para os times de marketing das empresas, os processos dessa importante área de negócios ficaram muito tempo sem receber a devida atenção dos fornecedores de tecnologia. Por conta dessa falta de suporte eficiente, esses times tiveram que criar soluções paliativas para tentar facilitar otrabalho do dia a dia. Essas soluções, na maioria dos casos, envolvem a criação de muitas planilhas, trocas de e-mail, controles manuais e uma grande troca de documentos. Tudo isso para que esses times possam tentar gerenciar as diversas fases e atividades dos processos envolvidos na operação de uma área de marketing.

Com o crescimento do número de canais de comunicação entre empresa e consumidores, em especial nas redes sociais, entre eles blogs, Twitter, Facebook, o trabalho dos times de marketing ficou muito mais complexo. Acompanhar as campanhas, gerenciar os diversos canais de comunicação e responder rapidamente aos contatos feitos por clientes através desses vários canais só faz aumentar a necessidade de um suporte mais eficiente de ferramentas de tecnologia.


Verdade seja dita, já existe no mercado uma gama bastante grande de ferramentas voltadas para marketing. O grande problema é que elas são especializadas e não atendem de forma a suportar os processos de marketing de forma completa. É muito fácil encontrar ferramentas para monitorar redes sociais e campanhas. Entretanto, o que é muito raro encontrar são ferramentas que tratem de forma integrada todos os principais processos de marketing.

De olho no potencial de mercado e na demanda reprimida por ferramentas de suporte aos times de marketing das empresas, os fornecedores de tecnologia desenvolveram soluções que têm por base a ideia de ser um ERP (Enterprise Resource Planning) para a área de marketing, integrando de forma transparente os processos e atividades que constituem o trabalho desse time. A essa nova categoria de ferramentas os analistas de mercado deram o nome de EMM (Enterprise Marketing Management) ou Gerência de Marketing Corporativo.

O objetivo proposto por essa categoria de ferramentas é a de funcionar como uma plataforma centralizada para que os times de marketing criem, gerenciem, acompanhem e tomem decisões sobre as campanhas executadas pela empresa. Dentre os muitos benefícios propostos estão, ainda, relacionamento com fornecedores, gerenciamento de canais de comunicação com clientes, criação de relatórios operacionais e gerenciais, além da otimização dos recursos disponíveis. Dessa forma, o marketing pode eliminar tarefas manuais, trocas intermináveis de e-mails e planilhas de controle.

Paulo Miranda - Diretor de marketing e alianças na eWave do Brasil. Há mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação, já atuou em empresas nacionais e multinacionais tais como Ci&T, grupo O Estado de São Paulo, Rational Software e IBM. Para entrar em contato envie e-mail para paulo.miranda@ewave.com.br

“Parece que há filão novo para ser explorado no mercado.” Eduardo Faddul

Por: Administradores.com



www.dlconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário